top of page
Clissold park (35).jpg

LADO B

Dalai Lama

Aqui vão algumas dicas de lugares menos turísticos que você vai amar.

Londres é uma cidade que cabe o mundo, ou melhor, o mundo cabe aqui. Ao andar pelas ruas de Londres ouvimos diferentes idiomas a cada esquina, com uma população de mais de 8 milhões de pessoas, há uma estimativa de que aqui se fala cerca de 300 idiomas diferentes.

Pessoas de diferentes culturas convivem numa troca de conhecimentos e costumes, os mercados de sábado em uma região da zona 3, por exemplo, pode se revelar um mosaico cultural muito interessante, ou um parque em uma região mais afastada do metrô pode te surpreender com uma piscina pública.

Passear a pé pela cidade, ir a parques, pubs, ir além da zona 1, nos revela uma cidade miscigenada, com diferenças sociais e racismo velado, como no Brasil, mas tem.

Regiões com Hackney, Bixton e Elephant and Castle têm fama de ter maiores índices de violência e pobreza, mas ainda assim são lugares tranquilos comparados aos bairros das maiores cidades brasileiras. Não tenha medo, explore a cidade e descubra locais que só quem mora aqui conhece, frequentados por praticamente nenhum turista, mas cheios de ingleses e gente do mundo inteiro que fez deste lugar seu lar.

HACKNEY

 

Situado no East London, é um lugar de contrastes consideráveis, possui regiões desenvolvidas comercialmente e outras com altos índices de pobreza. O sudoeste do bairro é adjacente ao centro de Londres e próximo à urbanização de Broadgate, onde nas últimas décadas foram instalados alguns prédios comerciais. Lá também encontra-se as famosas regiões de Hoxton e Shoreditch, peças-chave da cena artística de Londres, e lugar de numerosos clubes, bares, lojas, restaurantes e arte de rua. Inclusive, é possível ver alguns grafites do Banksy por lá.

Hackney é uma região multicultural, cheia de imigrantes afro-caribenhos, turcos, africanos, vietnamitas, latinos e europeus. Nos últimos anos, algumas regiões de Hacney se tornaram uma alternativa aos que desejam morar próximo ao centro com um custo acessível. Hoje, lugares como London Fiels, Stoke Newton e Dalston viraram moda entre os hipsters e londoners de todo tipo. O aumento da demanda elevou os valores dos imóveis, tornando a região mais segura e agitada culturalmente. Hackney está repleta de lugares interessantes, com vida noturna agitada e gente de todo tipo. Você irá se surpreender em um passeio por estas ruas!

LONDON FIELDS

Pertinho da estação de overground London Fields está o London Fields Park, uma delícia de parque com muita área verde e várias opções de lazer. O parque tem grandes mesas coletivas, espaço para crianças, clube de cricket, de tênis e uma grande área para churrasco. Se preferir, você pode escolher uma mesa no pub on the Park, que fica dentro do parque, e tomar uma pint de boa cerveja admirando a paisagem.

Netil Market

A uma caminhada de cerca de 3 minutos dali, é possível visitar o pequeno e charmoso Netil Market. Com algumas lojas de cointeiners e outras de madeira, você vai encontrar expositores residentes vendendo artigos de designer, barbearia, flores, doces, cerveja artesanal, comida de vários países, um terraço aconchegante para relaxar e ouvir música, um cicle super charmoso e outros lugares e coisas interessantes para ver, ouvir e sentir.

Abre todos os dias das 11h às 18h e aos sábadoso mercado recebe expositores visitantes.

Endereço: 13 - 23 Westgate St, London E8 3RL.

Netil Market -  Foto: Divulgação internet

Broadway Market

 

Entre o London Fields Park e o Regentes Canal está Broadway Market, uma rua de mercado vitoriano cheia de charme, que faz parte do antigo “Caminho do Porteiro” e está em uso desde a época romana. Além do mercado de sábado, que oferece uma variedade de delícias e produtos artesanais, há mais de 70 lojas, cafés e restaurantes abertos sete dias por semana. De feirantes a quitandeiros, tudo o que é adequado para vender está disponível aqui. Pertinho do London Fields Park e o Regentes Canal, você pode descansar no parque se deliciando com as comidas do mercado, ou caminhar ao longo do Canal e descobrir grafites, e paisagens incríveis

Vale uma visita!

Endereço: Broadway Market, London Fields, E8 4PH.

STOKE  NEWINGTON

Há poucos lugares em Londres que oferecem o entusiasmo, charme e carisma de Stoke Newington. Church Street é o epicentro animado da área, com bares e pubs lotados. As lojas de "Stokie" transbordam de rótulos indie e produtos vintage, e seus restaurantes são notáveis pela sua diversidade, bem como pela qualidade. Grande parte do sucesso do N16 (código postal local) se deve à presença notavelmente forte de negócios independentes na área, tornando-se uma parte verdadeiramente distinta da capital.

Clissold Park 

Aberto ao público desde 1889, este parque encanta pelo tamanho e beleza. Quando o sol aparece em Stoke Newington, você não verá os moradores pegando seus carros correndo para a costa, mas sim esparramados em Clissold Park, com óculos de sol e tomando uma cerveja, ou ouvindo música. Seus 54 acres de extensão oferecem amplo espaço para quem quer descansar sob as sombras das árvores, e é grande o suficiente para se perder. Lá você encontra pista de skate, parque para crianças e um minizoológico com coelhos, galinhas, cabras e veados. Também há um borboletário e um aviário que não ficam abertos sempre, mas quando estão, valem a pena dar uma olhada.

 

Para refeições rápidas tem o café da Clissold House, que serve petiscos a preços razoáveis, e um menu que vai de paninis a assados de domingo. No início de 2011 Clissold Park abriu uma nova área para praticar tênis de mesa e basquete que podem ser usados em qualquer estação. O parque também dispõe de uma piscina pública que nos finais de semana de verão fica cheia de crianças que se divertem como se estivessem em um clube. Segundo a história do bairro, o parque foi visitado algumas vezes por Virgina Wolf, que costumava apreciar a paisagem e ler em seus gramados.

 

Leve uma canga, compre sanduíche, cerveja ou suco em um dos minimercados dos arredores e aproveite a tarde neste lugar especial.

  Foto: VPL

Endereço: Green Lanes, Stoke Newington, London N16 9HJ

No início de 1800, o rápido crescimento populacional de Londres provou ser demais para os cemitérios do centro da cidade, que estavam literalmente transbordando. Em 1832 o parlamento aprovou um projeto de lei para incentivar o estabelecimento de novos cemitérios privados. Dentro de dez anos, sete haviam sido estabelecidos (apelidados de "The Magnificent Seven" pelo historiador da arquitetura Hugh Meller), um dos quais era Abney Park.

Na década de 70 o cemitério foi desativado, e este grande cemitério vitoriano do século XVIII tornou-se um parque memorial e reserva natural. Projetado com 2.500 variedades de plantas, o local é lar de muitas espécies raras da fauna e flora, além de ter muita história para contar.

Há mais de 200 mil pessoas enterradas no Cemitério Abney Park, de nomes mundialmente famosos como William Booth, fundador do Exército da Salvação, a heróis relativamente desconhecidos, como Betsi Cadwaladr que, com mais de 60 anos, trabalhou como enfermeira ao lado de Florence Nightingale na Guerra da Crimeia.

Hoje, o local é palco para vários eventos e frequentemente tem música ao vivo, recitais, apresentações de ballet, além de oferecer cursos de escultura em madeira e pedra.

Certamente é um lugar diferente de tudo que você já viu, imperdível!

CLISSOLD
ABNEY

DALSTON

Coladinho a Stoke Newington está Dalston, lugar que já foi conhecido por ser uma área pobre e violenta hoje é reduto dos “descolados” e gente de todo tipo. Mas muito antes de ser considerado um dos "lugares mais legais da Grã-Bretanha", jovens criativos e divertidos se reuniam em Dalston para desfrutar da agitada vida noturna, lojas vintage e cafés peculiares.

Assim como o resto de Londres, a região cresceu gradualmente com a urbanização e a industrialização durante o século XIX, até se tornar um subúrbio movimentado. No último século, Imigrantes da Jamaica, Turquia, Vietnã e Polônia transformaram Dalston em uma movimentada área multicultural.


The Jago

 

Localizado no coração pulsante de Hackney, oferece uma variedade de eventos de música ao vivo, dança, performances, exibições de filmes e workshops. O local tem uma atmosfera vibrante e multicultural, sua mistura eclética singular, reflete as diversas comunidades de Londres, e oferece um pouco de algo para todos. Com uma curadoria de artistas incríveis, The Jago busca apresentar os melhores talentos de Londres e do mundo, nos proporcionando uma verdadeira imersão na cultura local.

Seus dois andares oferecem experiências distintas, enquanto no primeiro somente o palco e a pista de dança fazem as honras para uma noite dançante, no segundo, sofás, mesas de centro, pufes e um pequeno palco nos apresenta um ambiente mais intimista. Ah, um detalhe, geralmente acontecem apresentações nos dois ambientes simultaneamente, garantindo muita diversão.

Vale a pena reservar uma noite para conhecer esse lugar super cool. Você não irá se arrepender!

Os valores dos ingressos variam entre £7 e £15.

  Foto: fb.com/larryjdotphotography e Vou pra Londres.

Endereço: 440 Kingsland Road, Dalston,E8 4AA.

Rio Cinema

O Rio Cinema tem uma rica história que remonta a mais de 112 anos. Esta sala de cinema independente, exibe uma mistura de novos lançamentos e clássicos antigos.

O prédio original era a loja de um leiloeiro, e de propriedade de uma empresária pioneira, chamada Clara Ludski. Ela o converteu em um dos primeiros cinemas de Londres em 1909, e o chamou de Kingsland Palace of Animated Pictures.

A nova moda das imagens em movimento provou ser tão popular em Dalston que Clara comprou as propriedades de cada lado do edifício e encarregou o arquiteto George Coles de projetar uma “casa de imagens” para esse fim.

Com a chegada do som na década de 1930, e com a saúde debilitada de Clara, o cinema foi vendido, e após seguidas administrações, em 1937 o arquiteto cult FE Bromige foi contratado para reformar o espaço, construindo o prédio em estilo Art Déco atual.

Em abril de 1976 as coisas mudaram mais uma vez, e nasceu o Rio como o conhecemos hoje. Uma cooperativa independente assumiu o controle e, desde 1979, é administrada como uma instituição de caridade registrada sem fins lucrativos, com um conselho eleito de pessoas locais que atuam como curadores voluntários.

Na lanchonete você irá encontrar bolos caseiros, xícaras de chá e porções normais de pipoca, fazendo com que pareça um cinema em sua sala de estar.

siga nossas redes sociais!

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza

Endereço: 107 Kingsland High Street E8 2PB

bottom of page