top of page

MUSEUS

Em Londres é possível conhecer o mundo através de seus museus. Existem mais de 200 museus e 800 galerias de arte na cidade, e um terço de todos os arquivos do Reino Unido estão alojados em Londres, incluindo os Arquivos Nacionais , que datam do século XI.  Seus acervos nos permitem visitar exibições de artistas renomados do mundo todo, conhecer a história de nações, o mundo da moda, designer e fazer descobertas inimagináveis, como o museu do palhaço e o museu da infância, por exemplo.  

Alguns museus como o National Gallery, o National Portrait Galery, e o Museu de Cera Madema Trousout são emblemáticos e dispensem apresentações. Então, vamos tentar fugir do obvio e focar nos museus mais interessantes e singulares que Londres tem a oferecer, mas claro, sem deixar de lado os indispensáveis!

British Museum

Nossa lista é para fugir da obviedade, mas o British Museum não poderia ficar de fora, nele é possível viajar pelos cinco continentes. São obras de artes, pórticos, indumentárias e artes ornamentais que fascinam pela beleza e valor histórico.

A maioria dos objetos são originários de saques e pilhagens britânicas, sim, é verdade! O que nos consola é que estão bem conservados, veja o que aconteceu em Palmira, na Síria!

Ironia a parte, o British Museum é incrível, com uma coleção magnifica, é preciso uns 2 dias pra fazer a "viagem" completa! Imperdível!!!

Para mais informações clique aqui.

Tate Modern

Esta icônica estação de energia que virou galeria de arte, abriga arte moderna e contemporânea de todo o mundo, inclusive, possui em seu acervo artistas brasileiros importantes para a arte moderna.

O Tate Modern paira sobre a orla do South Bank. São mais de cem anos de arte, desde o modernismo no início de 1900, até obras contemporâneas atuais. Isso inclui pinturas, esculturas e muito mais feitas por artistas de todo o mundo, como Henri Matisse, Salvador Dali, Pablo Picasso, e os brasileiros Hélio Oiticica, Cildo Meireles, Ligya Pape entre outros.

Experimente o icônico Turbine Hall da Tate, palco de instalações temporárias e eventos. No Edifício Natalie Bell você pode ver como os artistas criam novas ideias. Enquanto no Edifício Blavatnik você poderá explorar os tanques subterrâneos, dedicados a performances, instalações e trabalhos em vídeo.

Museu de Londres

A história de Londres, desde os tempos pré-históricos até o presente, é contada no Museu de Londres através de interiores reconstruídos e cenas de rua, ao lado de exposições de artefatos originais encontrados durante as escavações arqueológicas do museu em toda a cidade.

Aqui você poderá assistir a filmes sobre os momentos difíceis, incluindo a Peste Negra; visitar uma recriação da Londres vitoriana; aprender sobre as sufragistas; e reviver os movimentos de direitos civis e gays.

Repleto de joias e tesouros antigos, o museu está localizado no Centro financeiro da capital; o coração ainda pulsante da cidade de Londres. Você será levado a uma jornada cronológica de 450.000 a.C até os dias atuais, com uma linha do tempo visual que mostra Londres evoluindo ao longo dos anos. A enorme escala e poder da cidade e a velocidade relativa de seu crescimento nos últimos 1.000 anos é um feito a ser apreciado. Com foco no visual e com uma série de exposições interativas e divertidas, o museu realmente oferece diversão para todas as idades. Mesmo que você adore a cidade, depois de uma visita ao Museu de Londres, com certeza vai amar um pouco mais.

Para mais informações clique aqui.

Victoria and Albert Museum (V&A) e V&A Museum of Childhood

O V & A é o principal museu de arte e design do mundo. Além de sua arquitetura fantástica, abriga uma coleção permanente de mais de 2,3 milhões de objetos que abrangem mais de 5.000 anos de criatividade humana. O Museu possui muitas das coleções nacionais do Reino Unido e abriga alguns dos maiores recursos para o estudo da arquitetura, mobiliário, moda, têxteis, fotografia, teatro, escultura, pintura, joias, vitrais, cerâmica, artes do livro, arte e design asiático.

O que muita gente não sabe é que a instituição também é responsável pelo V&A Museum of Childhood - Museu Nacional da Infância do Reino Unido, que é a maior instituição de seu tipo no mundo. Seu acervo é totalmente direcionado a educação infantil e possui como missão salvaguardar coleções de infância da nação e ser um líder internacional no envolvimento do público na cultura material e experiências da infância. Fofo e imperdível!

O Victoria and Albert Museum (V&A) fica em South kensington, enquanto o V&A Museum of Childhood fica na região de Bethnal Green.

Para informações sobre os dois museus clique aqui.

Imperial War Museum

O IWM é um conjunto de cinco museus e locais históricos que cobrem a guerra e os conflitos desde a Primeira Guerra Mundial até os dias atuais. Os locais possuem uma coleção única de objetos que contam histórias humanas de vidas mergulhadas em guerra, e mostram como o conflito moldou o mundo em que vivemos. O acervo da instituição pode ser visitado no IWM Londres (em Lambeth), no IWM em Manchester ou no IWM Duxford em Cambridgeshire. Além disso, ainda é possível vivenciar outras duas experiências históricas em Londres: o Churchill War Rooms, em Whitehall, e o navio da Royal Navy, HMS Belfast, que está permanentemente atracado no rio Tâmisa.

A IWM foi fundada em meio a Primeira Guerra Mundial com a missão de preservar e contar as histórias de todos os tipos de pessoas, não apenas da Grã-Bretanha, mas dos países de seu império. Hoje é possível experimentar exposições interativas e emocionantes. Como disse no início do artigo, é um espaço de reflexão que toca os mais sensíveis. Nosso museu prefreido é o IWM Londres (em Lambeth).

Para mais informações sobre o IWM, clique aqui

The Clown Gallery

 

Sim, Londres tem um museu dedicado aos palhaços, e para ficar ainda mais inusitado (ou assustador) é o fato de o museu estar na cripta de uma igreja. O curador do museu, Mattie Faint, teve uma carreira como palhaço - incluindo um período como médico palhaço - e agora é responsável por manter a coleção, bem como organizar o serviço da igreja do palhaço onde o mesmo faz uma cerimônia todo mês de fevereiro.

O museu abre apenas uma sexta-feira por mês e, mesmo assim, é mais provável que você encontre um palhaço tomando uma xícara de chá do que um turista espontâneo. Se você tiver curiosidade, verá cartazes de palhaços, modelos, sapatos, fantasias, fotos, prêmios, entre outros apetrechos voltados a estrela local.

A The Clown Gallery fica em Holy Trinity Dalston, Beechwood Road (entrada do museu em Cumberland Close), E8 3DY.

 

Aberto na primeira sexta-feira de cada mês, das 12h às 17h. A entrada é gratuita, embora as doações para a manutenção do museu sejam bem-vindas!

The Brunel Museum

O Museu é uma instituição de caridade educativa dirigida por voluntários e conta a história de uma das maiores dinastias de engenharia do mundo. Isambard Kingdom Brunel organizou a primeira festa de concertos subterrânea do mundo aqui em 1827. O Museu celebra a música, o teatro, bem como a engenharia. Uma exposição apresenta o Thames Tunnel como o berço do sistema de tubos (metrô) e o navio Great Eastern como o primeiro transatlântico moderno.

O local é hoje um monumento e um ponto de referência internacional acima do túnel mais antigo do metrô. The Brunel Museum é um pequeno museu com uma grande história, atraindo visitantes locais e de todo o mundo. Abaixo os trens ainda correm pelo túnel e seus jardins estão sempre abertos ao público. Aquarelas, gravuras e maquetes explicam este feito épico de engenharia e contam um pouco a história dos homens que trabalhavam no escuro, esquivando-se de chamas e esgoto bruto todos os dias.

bottom of page