top of page

TRANSPORTE

Atualização: Março 2023

MEIOS DE TRANSPORTE EM LONDRES

O transporte público em Londres é muito eficiente, e você poderá percorrer toda a cidade utilizando um cartão por contato, um oyster card, ou um ticket de papel para viagens curtas, tud O único problema é que toda essa eficiência sai caro, principalmente para quem não ganha em libra.

Dependendo de onde você estiver e para onde vai, poderá usar um destes tipos de transporte: Metrô (conhecido como Undergroud ou Tube), Overgorund (metro de superfície) DLR (trem), ônibus, Tram (ônibus elétrico), taxi, bicicleta ou barco (River Bus Service) que segue pelo Rio Tâmisa, este último é um charme à parte!

METRÔ (UNDERGOUND / TUBE)

A rede ferroviária subterrânea de Londres, conhecida também com Underground ou Tube é normalmente a maneira mais rápida e fácil de viajar em torno de Londres. A grande Londres é servida por 12 linhas de metrô, juntamente com a Docklands Light Railway (DLR) uma rede ferroviária local interligada. Os trens subterrâneos geralmente correm entre às 5h da manhã a meia-noite, de segunda a quinta, as sextas e sábados o serviço funciona 24 horas, com horário de funcionamento reduzido no domingo até 23h/0h dependendo da linha.

A rede de transporte do Metrô está dividida em 9 zonas. A Zona 1 está no centro de Londres, e boa parte dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade estão lá. As zonas 2 e 3 estão próximas ao centro e são cheias de lugares interessantes, seja para curtir a noite, passear em mercados ou morar. Das zonas 4 a 9 estão os arredores da cidade.

OVERGROUND

O Overground é o metrô de superfície de Londres (trem). Este serviço possui sete rotas ferroviárias e atravessa a cidade se estendendo para além da rede de metrô. A maioria das linhas de trens locais se conectam eficientemente com o metrô e aceitam o pagamento pelo Oyster Card e Travelcard.

O horário de funcionamento deve ser checado em cada linha, mas geralmente funciona de segunda a sábado das 5:30h às 0:30h, e aos domingos tem horários reduzidos, encerra por volta das 23h.

DOCKLANDS LIGHT RAILWAY (DLR)

Docklands Light Railway (DLR) serve partes do leste e do sudeste de Londres, o curioso é que este sistema de transporte é totalmente automatizado e não tem maquinista. O DLR se conecta com a rede de metrô nas estações Bank e Tower Gateway (Tower Hill), Shadwell, Stratford, Bow, Herons Quays, Canning Town, Canary Wharf, Beckton, Stratford e London City Airport para o leste e nordeste, e Docklands, Greenwich e Lewisham para o sul. O DLR também se conecta com o teleférico de Londres, Emirates Air Line, no Royal Victoria. Seu horário de funcionamento vai das 5h30 às 0h, de segunda a sábado e das 7h às 23h aos domingos. As tarifas DLR são iguais às do metrô. Você pode pagar sua tarifa DLR com Oyster Card ou Travelcard.

ÔNIBUS

Os icônicos ônibus de dois andares de Londres são uma maneira rápida, conveniente e barata de viajar pela cidade com muitas oportunidades de turismo ao longo do caminho. A rede de rotas de ônibus de Londres cobre toda a cidade e praticamente todos os bairros com linhas que circulam 24 horas. As tarifas de ônibus são mais baratas e você pode fazer até duas viagens de ônibus ou de Tram (ônibus elétrico) no período de uma hora sem pagar uma nova passagem.

O interessante é que se você não tiver crédito suficiente no seu cartão Oyster, você pode fazer mais uma viagem "no credito" em um ônibus, e o percurso será descontado da sua próxima recarga.

london-gba1c71759_1280.jpg

​​ÔNIBUS ELÉTRICO ( Bonde/Tram)

Os Trams são executados em partes do sul de Londres entre Wimbledon, Croydon, Beckenham e New Addington. Os serviços são frequentes e acessíveis. A rede de trams de Londres, Tramlink, foi introduzida no Sul de Londres em 2000 e se tornou muito popular. Seu itinerário vai de Wimbledon até Croydon e de lá para Beckenham. Os trams partindo de Tramlink para Wimbledon saem a cada 10 minutos de segunda a sábado, e a cada 7 minutos de Elmers End e Beckenham Junction para New Addington.

As viagens de trams são gratuitas para usuários de cadeiras de rodas, independentemente de possuir ou não um passe livre. Há uma tarifa única em toda a rede de ônibus e Tram de £1,75, com cartão pré-pago Oyster, feitas dentro de uma hora após o embarque.

 

BARCO  - RIVER BUS SERVICES

Viajar pelo rio é uma ótima maneira de superar o tráfego e desfrutar de vistas fantásticas de Londres ao longo do caminho. O serviço de river bus services, ou  na tradução literal, serviço de ônibus no rio, é um modo de transporte rápido e com boa oferta. Você pode aproveitar a viagem para ver os famosos marcos de Londres a partir do rio Tâmisa, passar embaixo da Tower Bridge, dar tchauzinho pro Tate Modern e pra Torre de Londres, que onda né?! Esse passeio sai baratinho, e você pode pagar com seu oyster card. 

Esta modalidade não oferece serviço de visita guiada, mas caso queira fazer um tour com um guia local você pode consultar informações aqui. 

TÁXI

Complete sua experiência em Londres com um passeio nos icônicos Black Cabs. Embora este seja o meio de transporte mais caro, recomendo utiliza-lo pelo menos uma vez, se seu bolso permitir. Os táxis oficiais de Londres podem ser tomados nas ruas ou em pontos específicos em estações ferroviárias, aeroportos e rodoviárias, e se o sinal TAXI amarelo estiver iluminado, o táxi está disponível. Eles também podem ser reservados por telefone a tarifa de partida custa £ 2,60. O serviço pode ser reservado por telefone no dia de Natal e na véspera de Ano Novo. Todos os Black cabs  - que podem ser coloridos- aceitam o pagamento por cartão de crédito ou débito.

 

BICICLETA

O esquema de compartilhamento público de bicicletas de Londres está disponível 365 dias por ano. Existem mais de 750 estações de encaixe e 11 mil bicicletas em circulação em Londres para facilitar seu rolê pela cidade.

Para alugar é fácil, basta inserir seu cartão bancário e seguir as instruções. Você loca onde quiser e depois devolve a qualquer uma das centenas de estações de encaixe em toda a cidade.Você pode pagar conforme viaja , o valor é £ 1,65 por até 30 minutos e mais £ 1,65 por cada 30 minutos adicionais.

As viagens de trem, tube, DLR, barco, ônibus e outros modos de transporte público podem ser planejadas online usando o Transport for London Journey Planner. O National Rail Inquiries fornece informações detalhadas sobre serviços ferroviários em Londres, abrangendo rotas, horários e tarifas.

Uma lista completa de empresas operadoras de trem, incluindo mapas de rede, está disponível no site.

Clique aqui para maiores informações.

 

​OPÇÕES DE PAGAMENTO E TARIFAS

O cartão Oyster ou um cartão contactless, são as formas mais baratas de pagar por viagens se você estiver em Londres por 1-5 dias, e você vai gastar £ 7.70 por dia para as zonas 1-2.

Se você  não quiser usar um cartão Oyster ou não tiver um cartão de aprocimação habilitado para uso no exterior, você pode optar por ticktes diários, através do one day travelcard.

london-g0e466b92b_1280.jpg

OYSTER CARD

Na nossa opinião essa é a melhor forma de pagamento a ser utilizada em Londres. Este cartão, é parecido com o bilhete único, só que melhorado! É uma forma prática e econômica de pagar o transporte. O cartão tem redução de tarifas por período utilizado e custa 5 libras, que são reembolsáveis após um período. Você pode receber o reembolso ou comprar um novo Oyster em qualquer estação de metrô, aeroporto ou rodoviária. Também é possível recarregar nas estações de transporte público ou nos mini shops espalhados por toda Londres, muito prático, não? 

Como usar?

  • Pay-as-you-go (pré-pago) - você carrega o cartão eletronicamente com uma certa quantidade de libras, sempre múltiplos de £5 até £90, que vai sendo descontado à medida que é utilizado. Há um limite diário (“daily cap”) para cada zona de transporte, e acima deste limite nada mais é descontado. Você pode usar o ônibus, DLR, metrô, overground ou tram, 15 vezes em um dia, que não será descontado mais do que o teto diário das zonas as quais você circulou.

  • Passes/Travelcard– É possível carregar o oyster card eletronicamente com um passe semanal, mensal ou anual. Este modo é chamado Travelcard. Neste caso você paga o valor do período pretendido. Por exemplo: se você for ficar somente uma semana em Londres e pretende circular apenas entre as zonas 1 e 2, você irá pagar cerca de £40.70 por um travelcard de 7 dias dentro das áreas 1 e 2, e pode usar o transporte ilimitadamente durante 7 dias corridos, quantas vezes quiser, dentro destas zonas escolhidas. Caso você decida ir a outra zona será descontado do seu saldo, mas para continuar utilizando até o final da sua viagem será solicitado que você carregue o valor da diferença.

         (Valores na tabela abaixo)​

TRAVELCARD - 1 DIA

Se você estiver de passagem pela cidade e não quiser adquirir o oyster, poderá adquirir nas estações de metrô um day travelcard, um ticket em papel que é descartado quando termina sua validade. Este travelcard vale apenas para a data que está impressa nele até às 4h30 da madrugada seguinte. Essa modalidade sai mais cara que o limite diário do oyster card.

O que é Cap ?

 

Cap é o limite de quanto você vai paga por todas as suas viagens em um dia, ou em uma semana. Você pode fazer quantas viagens quiser e, quando todas as suas tarifas somam um certo valor, não é cobrado mais nada (sua tarifa é automaticamente limitada). Para utilizar o benefício basta utilizar um Oyster Card ou um Contactless e tocar o leitor de cartão toda vez que entrar e sair de uma estação.

 

Existem diferentes limites que variam entre horas do dia (pico e fora de pico) e o transporte utilizado e é possível viajar o quanto quiser em um dia e uma semana em todos os serviços de transporte de Londres.

 

Você pode verificar os diferentes Caps aqui

Acesse o site do Transport  for London para consultar tarifas e planejar sua viagem!

tarifas  transporte 2022.xlsx - Planilha1 (1).jpg

 Veja abaixo as tarifas para 2023
 
Valores para adultos válidos para todos os serviços de Metro, DLR,
London Overground 
e TfL Rail entre as Zonas 1-9

Planeje sua viagem!

Planeje sua viagem por Londres com antecedência e aproveite as opções que a cidade tem a oferecer.

Faça o download dos principais mapas de Londres antes de chegar.

siga nossas redes sociais!

  • Instagram - Cinza Círculo
  • Facebook - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza
bottom of page